segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Luz ao fundo do túnel?

Ou será apenas o comboio??

A afirmação da senhora Merkel que a Reuters transcreve parece-me fundamental e esclarecedora sobre até onde a Alemanha estará disposta a ir para proteger o Euro.

Li algures que, antes de avançar para medidas estruturais, a Alemanha está a tentar que os países incumpridores limpem a casa, por conta do aperto financeiro. Será mesmo "apenas" isso? Ou o objectivo é deixar alguém pelo caminho antes de refundar a UE?
05.09.2011 - 16:59 Por PÚBLICO

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse esta segunda-feira não esperar que algum país abandone a zona euro, alertado que tal acontecimento poderia provocar uma reacção em cadeia.

“Do ponto de vista técnico e legal não há qualquer possibilidade [de um Estado-membro abandonar a zona euro]. Mas não estou sequer a pensar nessa hipótese porque isso poderia desencadear um efeito dominó que seria extremamente perigoso para o nosso sistema monetário”, afirmou Merkel em conferência de imprensa, citada pela agência Reuters.(...)

2 comentários:

  1. Creio que a senhora Merkelcomeçou finalmente a perceber duas coisas:
    - As medidas que tem tomado em alegada defesa da Alemanha não lhe estão a dar votos. Perdeu todas as eleições regionais realizadas este ano e algumas de forma esmagadora
    -Percebeu, também, que o fim do Euro é um mau negócio para a Alemanha, que terá muito a perder com o fim da moeda única

    ResponderEliminar
  2. É um erro dizer que os países periféricos são os principais interessados nas ajudas e na manutenção do Euro. É pouco relevante escrutinar como chegámos a esta situação e apontar culpados, há que resolver o problema e criar instrumentos para que não voltem a aparecer.
    Se até às eleições AG tinha um bom motivo para evitar aprofundar o envolvimento da Alemanha na salvação do Euro, agora acabaram-se as desculpas. E com sinais de abrandamento económico na Alemanha (expectáveis, basta atender para que países exportam) estamos a chegar à altura do tudo ou nada.
    A bem ou a mal, parece-me que é para aqui que AG se encaminha.
    Ou isso ou teremos de preparar a saída estratégica do Euro de João Ferreira do Amaral, antes de sermos apanhados de calças na mão...

    ResponderEliminar